terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Anti-Ano Novo

O que se comemorava na madrugada de hoje? Confesso que, nem com toda boa vontade, consigo entender do que se trata o Ano Novo.

Foto do Ano Novo lá em casa. Eu não bebo. Não se iludam. O conteúdo da garrafa é não-alcoólico.


De todas as festas do Calendário Gregoriano, o Reveillon é a mais incompreensível. Por que tanta ingratidão com o ano que termina? E por que tanta euforia com o porvir? Francamente, para mim, 2008 começou com uma pilha de louças para lavar. Imagino que a festa seja, assim, bem menos interessante para todos os garçons, cozinheiros e seguranças que, ontem, deram duro para que o povo pudesse se esbaldar nessa euforia frenética, nessa agitação coletiva que me custa tanto entender. Tenho dias bem mais felizes que o Ano Novo. Acho que todos concordarão que não há data marcada para euforia. Felicidade é um sentimento mais relacionado ao momento que se vive que com uma data no calendário; e, francamente, para mim, felicidade e Ano Novo, até hoje, nunca coincidiram na minha folinha. Foi mais um dia belo e normal, com a diferença que me acordaram às 24h com uma barulheira dos diabos.

Mas os próximos dias (me recuso a dizer "o ano que começa" e seus congêneres) nos reservam boas novidades: a primeira delas é o nosso DVD. Na verdade, é algo bastante menos pretensioso que isso. Nosso amigo Eduardo Garcês gravou e editou imagens de uma de nossas noites no Rayuela Bistrô e o material servirá como cartão de visitas do quinteto para donos de novas casas, além de, em breve, substituir o material caseiro que temos atualmente no YouTube.

No próximo post comentarei uma mensagem que chegou ao Black Cat Bone vinda lá do interior de Minas: um exemplo de como a magia do Blues pode aproximar pessoas.

Feliz novo dia para todos.
E que as próximas 365 manhãs sejam pelo menos tão belas quanto todas as outras que temos vivido até aqui.

12 comentários:

spiderlucasssss disse...

Oh! Alguém que pensa igual a mim....

Nunca consegui entender... hehehehe

Estarei esperando o DVD hein...

Ah! Roberto Terremoto me mandou uma msg no orkut, querendo fazer uma entrevista com vocês para o blog dele: http://terremotoblues.blogspot.com/

Vou pedir que ele entre em contato com vcs diretamente.

Grande Abraço a todos aí!

JP Charleaux disse...

O Mr. Terremoto já me escreveu. Espero que façamos uma boa entrevista. Obrigado pelo toque.

Sobre o Ano Novo, sinceramente, nenhuma festa que assusta crianças, cães e gatos no meio da noite pode ser considerada amigável. Mas isso costumava er pior quando eu morava na beira da praia.

O DVD ainda é segredo de estado, parece. Nem os membros da banda o viram.

Anônimo disse...

Olá João!! Minha primeira participação na página mas, antes de dizer algo quero deixar registrado que sou fã antiga. Acompanho meu irmão há anos. Estive em seus primeiros shows. Dentre esses estão os melhores mas tb os mais bizarros... hehehehe... mta história!!!
Gostei demais da sua volta aos palcos... Gostei tb da apresentação q vi aqui em BSB. Espero ver mais.. Estava por aqui navegando em busca de novas apresentações mas vi q por enquanto não terá nenhuma.
Como não achei nada sobre novos shows comecei a ler seu comentário sobre o Ano Novo. O Everton sempre diz alguma coisa. Acho q a virada mesmo é mto sem sentido, mas essa é uma desculpa para unirmos amigos q ficam tão longe o ano todo. Mas, o meu dia seguinte foi bem mais agradável q a virada... Ficamos todos na piscina jogando biribol e nos divertimos mto!!!
Bom, quero desejar o mesmo q escreveu em sua página!!
Beijinhos!

Anônimo disse...

*O Everton sempre diz a mesma coisa q vc (quis dizer isso)

JP Charleaux disse...

Caraca, bota bizarrice nisso. Já teve nêgo tocando com Pampers geriátrica no palco ... Sobre o Ano Novo, o Everton é que sabe das coisas, como bom matuto. Fala pra ele que, no ano que vem, aceito convite pra me entocar em qualquer uma das propriedades de Rei do Gado que ele tem por aí, tomar um café com leite lá pelas 20h e dormir sossegado depois que a Fátima Bernardes se despede. Esse é o Ano Novo dos meus sonhos. Mas, como vc diz, beleza, passar a festa jogando biriba é bacana também. Se liga: estamos adorando o mel. Valeu. Bj. joao

Anônimo disse...

Então não sou tão chato, velho e rabugento como diz minha esposa, por não ver graça nenhuma e nunca entender para que tanto dessa alegria descartável, essa generosidade vencida nessas festas de fim de ano. O Natal, vá lá, tem uma bela representação, um importante fato histórico a se comemorar, e só, mas Reveillon?
Não entendo essa festa toda na noite de 31 de dezembro, tanta promessa, esperança iludida por essas promessas e, o Dia da Confraternização Mundial é o Dia da Ressaca e da Sujeira urbana.

Também não sei por que tanta ingratidão com o ano que passou.
Achei 2007 muito bom, o Heitor encantou todo o ano, nós nos conhecemos, novas idéias apareceram e formamos a Black Cat Bone, meu Flu foi até campeão...Espero que 2008 seja, ao menos, parecido, claro, se puder, melhor.

Ah, só para constar, passei meu Reveillon revendo o teu Dvd do Clapton, tomando alguma dose. Acordei bem cedo no dia 1º. e dei um rolê com os guris pelas ruas vazias numa manhã linda, uma bela imagem para um novo ano.

Espero que continuemos felizes, all right?

Anônimo disse...

Cara ontem não deu para ir à tua casa, a Fê estava muito cansada e tal, sabe como é, manhas de mulher.
Mas hoje sem falta te procuro, quero ver o DVD.
Vamos tocar mesmo nesse final de semana? Por mim tudo bem, temos que falar com a galera.
Peguei a lousa. Nos falamos.

JP Charleaux disse...

Hahaha ... velho e rabugento? Costumo dizer que quando eu completar meus 60 ou 70 anos sentirei que finalmente conjugo perfeitamente corpo, alma e ânimo. Será a flor da idade para mim. (Só espero que não venha acompanhada de impotência).

Vê se consegue ir lá em casa hoje. Embora eu tenha nadado uns três quilômetros hoje cedo, acredito que consigo me manter acordado até as 21h ou algo assim.

Leva a lousa, pô!

Anônimo disse...

Poxa, a academia então tá sendo bem paga e bem usada então!! Q bom...
Bjos...

JP Charleaux disse...

É. Eu digo aos instrutores que eles tratam com atletas o tempo todo, mas que eu sou o único paciente da academia ...

Rita disse...

Bom amigo,
Tenho q discordar de alguns pontos sobre o Ano Novo .. rs
É verdade q ele é mesmo sem sentido histórico e tal, mas carrega uma esperança de dias melhores ...
É nesse época q as pessoas conseguem parar para refletir o q de realmente aconteceu de bom em suas vidas ... o de ruim e o q pode ser melhorado ...
A data em si não quer dizer nada mesmo, mas o q ela representa sim ...
E qro dizer então, aproveitando todo esse meu sentimentalismo incomum (rsrs), q pensei em pessoas as quais eu amo e desejei durante a queima de fogos "infernal" e linda,tudo de bom para mais esses 365 dias ...
Entre essas pessoas estava vc e sua família ..
BJOs

JP Charleaux disse...

É ... parece que eu fiquei mesmo como o diabo infernal da história, Rita. Na verdade, concordo com as três coisas que você diz: fazer balanço de como vai a vida, projetar os planos e desejos e pensar ou rever os amigos. Meu único problema é aceitar que todos devam fazer isso em ordem unida, no mesmo dia, com o mesmo sentimento, tarde da noite e fazendo um barulho insuportável. Como vê, minha implicação é mais de forma que de conteúdo.

Por falar nisso, estive aí e a gente nem se viu ... coisas da virada do ano!

bj e bgd pela vsta
joao